Você sabe como funciona a restituição do imposto de renda?

Tire suas dúvidas sobre o assunto

Dependendo do valor da sua renda, é provável que você já tenha feito a declaração do imposto de renda, seja por conta própria ou por meio de um contador. Contudo, na hora de receber a restituição, surgem algumas dúvidas. O valor e a data do recebimento, por exemplo, podem variar.

Para começar, precisamos ter em mente o que significa a restituição, ela nada mais é do que o dinheiro que você recebe de volta quando faz a declaração do IR. O cálculo do valor que deve ser restituído é feito a partir da diferença entre os impostos pagos (do ano anterior) e a faixa de tributação da pessoa. 

E como é calculada essa faixa? Ela é feita a partir dos dados que você preenche, como o salário e rendimentos. Assim que você os coloca no site da Receita, o valor da restituição já é calculado automaticamente, ou seja, você já fica sabendo quanto irá receber. É na hora do preenchimento também que você informa sua conta bancária, assim, na data estipulada, o valor entra na sua conta. 

Outro questionamento comum é em relação à data de recebimento, a regra estipula um calendário anual em que o pagamento começa em junho e termina em dezembro, sendo realizado uma vez a cada mês. Em 2019 o calendário ainda está em vigor:

1º lote: 17/06/2019

2º lote: 15/07/2019

3º lote: 15/08/2019

4º lote: 16/09/2019

5º lote: 15/10/2019

6º lote: 18/11/2019

7º lote: 16/12/2019

Se você fizer parte do grupo prioritário, que é de idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves, receberá a restituição no primeiro lote. A partir daí, os outros lotes são divididos pela ordem de entrega da declaração, ou seja, quando mais cedo você declara, mais cedo recebe. 

Cuidado com o Leão

O processo de declaração de imposto de renda tem que ser bastante cuidadoso, isso porque quando tem algum erro ou inconsistência nos dados preenchidos, você corre o risco de cair da malha fina, o que pode dificultar ou atrasar o recebimento da restituição. 

O ideal é que você faça o processo com calma, se não contratar um contador, tire um dia para preencher e revisar tudo. Depois que entregar, consulte no site da Receita Federal se a declaração foi processada, vai ter a seguinte mensagem “processada em fila de restituição”. 

Não deixe de investir

A restituição do imposto de renda pode ser a oportunidade de fazer um dinheiro render. O conselho é: pague as suas dívidas e invista o restante. 

Procure um investimento que se encaixe no seu perfil de investidor, se for iniciante nesse ramo, dê preferência para aplicações com menor risco. Além disso, o ideal é que você, antes de aplicar o dinheiro, tenha em vista quais são seus objetivos. Comprar um bem? Realizar um sonho? Ter um dinheiro reserva? Existem aplicações para todos os tipos de propósitos.

Tags: finanças impostos

Veja mais