Considerada uma regra básica de organização financeira, aplicar dinheiro pode despertar muitas dúvidas.
Apesar de fundos de investimentos serem uma boa opção, resta quase sempre a incerteza de se seria melhor investir sozinho nas aplicações ou não.
Hoje exporemos pós e contras de investir em fundos para que você compreenda se é uma empreitada que se assemelha ao seu perfil.
Vantagens do Fundo de Investimentos
A primeira grande vantagem fica a cargo da ampla possibilidade de diversificação que fundos de investimentos podem oferecer. Nos fundos, seu patrimônio fica distribuído em várias modalidades, aumentando a chance de ganhos e reduzindo riscos.
Vale a pena lembrar que, ao optar por fundos de investimento, há uma maior possibilidade de chegar a bons ativos por preços menores.
É muito importante ainda enfatizar que, ao utilizar o fundo, há uma grande transparência no que é feito com o dinheiro: estratégias, prazos e formas de aplicação serão explicados.
Desvantagens do Fundo de Investimentos
Ao escolher recolher quantias para rendimento em outras modalidades, por exemplo, embora o lucro seja inferior, há maior possibilidade de independência devido ao amplo estudo que precisa ser realizado para começar a investir sozinho.
Como o dinheiro está sujeito a tarifas em fundos, é preciso ponderar. Taxas de administração e performance podem exceder o benchmatch – índice de referência dos fundos.
Outro ponto a se considerar é que, quando você opta por investir sozinho, a autonomia é maior: todo o acompanhamento e seleção de aplicações precede a decisão de um gestor e esta é uma restrição que não se adapta a todos os perfis.
Na questão dos resgates, também é preciso analisar com critério: esteja atento ao período de liquidez. Isto não é necessariamente um problema, contudo, para que rendam bem, é preciso que você deixe o dinheiro por lá.
A regra básica é analisar qual perfil de investimento se encaixa no seu temperamento.